NOVEMBRO AZUL: Um toque pela vida



No Brasil, o Câncer de Próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens (ficando apenas atrás do câncer de pele não-melanoma). Em valores totais, é o sexto tipo mais comum no mundo, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em vias de desenvolvimento. 

Infelizmente não existe uma vacina ou uma medicação que previna o Câncer de Próstata. No entanto, pesquisas mostram que alguns hábitos alimentares saudáveis podem ajudar grandemente a prevenir esta doença, bem como outras doenças. Para tal, é recomendada a ingestão de pouca gordura animal, prevalecendo uma dieta rica em grande quantidade de vegetais, além do consumo de chá verde, das vitaminas A e D, de selênio (presente na castanha do Pará) e tomate. 

No entanto, essa alimentação apenas previne, não evitando completamente o Câncer de Próstata. Na realidade, o que pode possibilitar a cura, em cerca de 90%, é a detecção dessa anomalia precocemente, através dos exames preventivos que são realizados uma vez por ano, conforme a recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que aconselha após os 45 anos de idade, sendo antecipado para 40 anos, caso o homem tenha familiares com antecedentes de câncer de próstata. 

Em 2002, foi criada no Brasil a campanha NOVEMBRO AZUL, que chamou à atenção da sociedade brasileira para o problema, tornando-se uma referência na missão de orientar e aconselhar os homens a cuidarem melhor da saúde através da prevenção.

NOVEMBRO AZUL foi criado no Brasil pelo Instituto “Lado a Lado pela Vida”, que busca promover uma mudança de atitudes e tabus em relação à ida do homem ao urologista e à realização do exame de toque.  

Em 2014, o Instituto “Lado pela Vida” realizou inúmeras ações em todo o Brasil, com a iluminação de vários pontos turísticos, como por exemplo: Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras.  Também conseguiu o apoio e a adesão de várias celebridades, como o ex-jogador Zico, Emerson Fittipaldi e Rubens Barrichello, tendo realizado também várias ações em estádios de futebol, corridas de atletismo e autódromos. 

O Clube Atlético Linense, como entidade esportiva de massas, sua Diretoria e os seus funcionários alertam e apelam à todos para a importância da atitude preventiva anual, e solidariza totalmente com a campanha NOVEMBRO AZUL e se solidarizam publicamente com a referida campanha. 

#um_toque_pela_vida

Avante Linense, avante!

 

Fontes: Instituto “Lado pela vida”

               Sociedade Brasileira de Urologia




CANAL DO TORCEDOR