HISTÓRIA DO CLUBE ATLÉTICO LINENSE.



Fundado em 12 de junho de 1927, o Clube Atlético Linense passou anos participando apenas de competições amadoras regionais até que, em 1944, iniciou a disputa do Campeonato do Interior, organizado pela Federação Paulista de Futebol. No entanto, sua estreia no Campeonato Paulista aconteceu somente em 1947. Já no ano seguinte, o Linense chegou à final da Segunda Divisão contra o XV de Piracicaba, perdendo por 5 a 1, mas não conseguiu o acesso já que, naquela época, era privilégio só do campeão.

Em 1951, o Linense ficou mais uma vez perto de conquistar o acesso, quando chegou à final da Segunda Divisão contra o XV de Jaú, sendo derrotado por 4 a 2. Assim, o acesso à Série A3 ficou para o ano seguinte, quando venceu a Ferroviária de Araraquara por 3 a 0 na final. O clube seguiu na Primeira Divisão até 1957, quando foi rebaixado e disputou a Segunda Divisão no ano seguinte, antes de encerrar suas atividades por dois anos.

O Linense voltou às competições somente em 1961 e seguiu revezando-se entre a disputa do que é hoje o equivalente às Séries A2 e A3 até 1993. O auge do clube foi em 1977, quando foi campeão da Terceira Divisão, vencendo por 1 a 0 a Votuporanguense, subindo para a Divisão Intermediária.

Depois de mais um período de recesso, o ano de 1998 marcou o novo retorno do Linense às competições profissionais. O clube seguiu na Segunda Divisão até 2006, quando o vice-campeonato garantiu um novo acesso à Série A3 do Campeonato Paulista. Em 2008, o clube terminou a primeira fase da Série A3 em primeiro lugar, conquistando o acesso ao encerrar sua participação como segundo colocado do Grupo 02, na segunda fase da competição. Em 2009, o Linense não repetiu a boa campanha e, em 2010, disputou mais uma vez a Série A2, mas, desta vez, para entrar na história.

Isso porque na temporada de 2010 o Linense superou todas as expectativas e se sagrou campeão do Campeonato Paulista da Série A2, ao superar o Noroeste pela melhor campanha geral no torneio. Com isso a equipe conquistou o acesso para A1 depois de 53 anos. No mesmo ano o time de Lins disputou a Copa Paulista de Futebol, mas foi eliminado na semifinal pelo Paulista de Jundiaí, campeão do torneio.

Os dois anos seguintes foram de estabilidade no cenário estadual. Mesmo sem resultados expressivos, o Linense cumpriu o objetivo traçado pela diretoria e permaneceu na elite do Campeonato Paulista. A temporada de 2012, incluvise, quase levou o clube à vaga inédita para o Campeonato Brasileiro da Série D, conquistada pelo Mirassol.

Nos anos seguintes o clube fez suas melhores campanhas pela elite do Paulistão, além de grandes feitos como a vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo no Paulistão de 2012 e sobre o Corinthians, campeão mundial na época, com o mesmo placar de virada, pelo Estadual de 2013.

Em 2014 e 2015, a equipe passou sufoco para escapar do rebaixamento no Campeonato Paulista, terminando ambas as vezes na 16ª posição, uma a frente dos rebaixados. Mais em 2015 no segundo semstre o Linense fez bonito e sagrou-se campeão da Copa Paulista dando a vaga para o Brasileiro serie D e Copa do Brasil de 2016.

Em 2016 o Linense entra no senario nacional disputando dois campeonatos nacionais, no 1º semestre o clube joga o Paulistão permanecendo na elite e brigando ate as ultimas rodadas pela vaga a segunda fase, e ainda em paralelo joga sua primeira Copa do Brasil. No segundo semestre o Cube chega até a terceira fase do Brasileiro D.

Em 2017 o Linense consegue sua classificação para segunda fase do Paulistão, e volta ao Brasileiro D em 2018.

MASCOTE DO CLUBE ATLÉTICO LINENSE

Ele pode caminhar devagar, mas por onde passa é temido pelo seu tamanho. O Linense tem uma das mascotes mais curiosas de toda a fauna que habita as divisões de acesso do futebol paulista: o Elefante da Noroeste.

Em 1952, o Linense conseguiu o título mais importante de sua história: campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Nunca o seu torcedor comemorou tanto um título. A festa foi tão grande que os jogadores chegaram a desfilar em cima de elefantes que se apresentavam em um circo da cidade. Foram apenas cinco anos na Primeira Divisão. No ano 2000, para demonstrar todo o carinho por sua mascote, o Linense promoveu um desfile de elefantes na pista de atletismo de seu estádio.

CANAL DO TORCEDOR