cal_escudo_sem_sombra

Memória do Elefante

Equipe formada em 5 de agosto de 1926. Em pé: Chico, Vicente, Levino, Marrera e Zeca; Agachados: Poli, Ramiro, Laty, Guedes e Paulino; Deitado: Gutierrez. Jogo feito na Fazenda Santa Luiza

Mais de 90 anos

Oficialmente fundado em 12 de junho de 1927, o Clube Atlético Linense passou anos participando apenas de competições amadoras regionais. Até que, em 1944, iniciou a disputa do Campeonato do Interior, organizado pela Federação Paulista de Futebol. No entanto, sua estreia no Campeonato Paulista aconteceu somente em 1947. Já no ano seguinte, o Linense chegou à final da Segunda Divisão contra o XV de Piracicaba, perdendo por 5 a 1, mas não conseguiu o acesso já que, naquela época, era privilégio só do campeão.

13 de fevereiro de 1949. Em pé: Dito Braz, Nóca, Leopoldo, Jairzão, Gatinho e Mario Pereira. Agachados: Moreno, Carabina, Demais, Carmelo e Jairzinho. Partida disputada no Palestra Itália contra XV de Piracicaba
Estádio Eucaliptos, 1947: Amaral, Guedão, Mário Pereira, Alcides Moreira, Fabinho, Nóca e técnico Baleia

Em 1951, o time ficou mais uma vez perto de conquistar o acesso, porém, quando chegou à final da Segunda Divisão contra o XV de Jaú, foi derrotado por 4 a 2. Assim, o acesso à Série A3 ficou para o ano seguinte, quando venceu a Ferroviária de Araraquara, na final, por 3 a 0. O clube seguiu na Primeira Divisão até 1957, quando foi rebaixado e disputou a Segunda Divisão no ano seguinte, antes de encerrar suas atividades por dois anos.

A volta triunfal

Um dos célebres jogadores do CAL foi Américo Murulo. Em 1953, o Linense teve o acesso à primeira divisão no futebol paulista, em uma final que converteu 3 gols no estádio do Pacaembu, contra a Ferroviária de Araraquara, sob o comando do técnico Renganeschi. O Linense voltou às competições somente em 1961 e seguiu revezando-se entre a disputa do que é hoje o equivalente às Séries A2 e A3 até 1993. O auge do clube foi em 1977, quando foi campeão da Terceira Divisão, vencendo por 1 a 0 a Votuporanguense, subindo para a Divisão Intermediária.

Poster de 1950 feito pelo estúdio Foto Aristides
Américo Murulo

Depois de mais um período de recesso, o ano de 1998 marcou o novo retorno do Linense às competições profissionais. O clube seguiu na Segunda Divisão até 2006, quando o vice-campeonato garantiu um novo acesso à Série A3 do Campeonato Paulista. Em 2008, o clube terminou a primeira fase da Série A3 em primeiro lugar, conquistando o acesso ao encerrar sua participação como segundo colocado do Grupo 02, na segunda fase da competição.

Em 2009, o Linense não repetiu a boa campanha e, em 2010, disputou mais uma vez a Série A2. Mas, a disputa dessa vez, foi para entrar na história.

O novo milênio

Na temporada de 2010, o Linense superou todas as expectativas e sagrou-se campeão do Campeonato Paulista da Série A2, ao superar o Noroeste pela melhor campanha geral no torneio. Com isso, a equipe conquistou o acesso para a Série A1 depois de 53 anos. No mesmo ano, o time de Lins disputou a Copa Paulista de Futebol, mas foi eliminado na semifinal pelo Paulista de Jundiaí, campeão do torneio.

Time do acesso em Santa Bárbara. Em pé: Newton, Mika, Rocha, Vagner, Fausto, André Bolinha e Enio. Agachados: Tarracha, Rafael Lomas, Gilsinho, André Luiz, Eric e Guaru

Os dois anos seguintes foram de estabilidade no cenário estadual. Mesmo sem resultados expressivos, o Linense cumpriu o objetivo traçado pela diretoria e permaneceu na elite do Campeonato Paulista. A temporada de 2012, inclusive, quase levou o clube à vaga inédita para o Campeonato Brasileiro da Série D, conquistada pelo Mirassol.

Fausto ao lado do meia Serginho
Ilustre e apaixonado torcedor: Lolô
Ilustre e apaixonado torcedor: Lolô

Nos anos seguintes, o clube fez suas melhores campanhas pela elite do Paulistão, além de ter realizado grandes feitos, como a vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo no Paulistão de 2012 e sobre o Corinthians, campeão mundial na época, com o mesmo placar de virada, pelo Estadual de 2013.

Em 2014 e 2015, a equipe passou sufoco para escapar do rebaixamento no Campeonato Paulista, terminando ambas as vezes na 16ª posição, uma a frente dos rebaixados. Mas no segundo semestre de 2015, o Linense fez bonito e sagrou-se campeão da Copa Paulista dando a vaga para o Brasileiro serie D e Copa do Brasil de 2016.

Em 2016, o Linense entra no cenário nacional disputando dois campeonatos nacionais: no 1º semestre o clube jogou o Paulistão, permanecendo na elite, e brigando até às últimas rodadas pela vaga da segunda fase, e ainda, em paralelo, jogou sua primeira Copa do Brasil. No segundo semestre, o CAL chegou até a terceira fase do Brasileiro Série D.

Em 2017, o Linense consegue sua classificação para segunda fase do Paulistão, e volta ao Brasileiro Série D em 2018, mas o ano de 2018 não foi muito bom para o Linense, que acabou caindo para o Paulista A2 de 2019, mas no segundo semestre o CAL bateu na trave, e ficou a 1 gol do acesso do Brasileiro C.

No ano de 2019, o Linense novamente não foi bem e acabou rebaixado para o Paulista A3, onde disputou o campeonato até o ano de 2021 onde se sagrou campeão e voltou para o Paulista A2, no qual permanece até o momento.

Se um elefante incomoda muita gente... Imagine milhares

Ele pode caminhar devagar, mas por onde passa é temido pelo seu tamanho. O Linense tem um dos mascotes mais curiosos de toda a fauna que habita as divisões de acesso do futebol paulista: o Elefante da Noroeste.

Em 1952, o Linense conseguiu o título de campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Nunca o seu torcedor comemorou tanto um título. A festa foi tão grande que os jogadores chegaram a desfilar em cima de elefantes que se apresentavam em um circo da cidade. Foram apenas cinco anos na Primeira Divisão.

No ano 2000, para demonstrar todo o carinho por seu mascote, o Linense promoveu um desfile de elefantes na pista de atletismo de seu estádio.

Ilustração por Gustavo Duarte
Ilustração por Gustavo Duarte

Patrocinadores

Trinity
Parmato
Bump
Lierre Farmácia
Santa Inês

Parceiros

Todos os direitos reservados © 2024 Clube Atlético Linense | Termos, Condições e Políticas