Oficialmente fundado em 12 de junho de 1927, o Clube Atlético Linense passou anos participando apenas de competições amadoras regionais. Até que, em 1944, iniciou a disputa do Campeonato do Interior, organizado pela Federação Paulista de Futebol. No entanto, sua estreia no Campeonato Paulista aconteceu somente em 1947. Já no ano seguinte, o Linense chegou à final da Segunda Divisão contra o XV de Piracicaba, perdendo por 5 a 1, mas não conseguiu o acesso já que, naquela época, era privilégio só do campeão.
Em 1951, o time ficou mais uma vez perto de conquistar o acesso, porém, quando chegou à final da Segunda Divisão contra o XV de Jaú, foi derrotado por 4 a 2. Assim, o acesso à Série A3 ficou para o ano seguinte, quando venceu a Ferroviária de Araraquara, na final, por 3 a 0. O clube seguiu na Primeira Divisão até 1957, quando foi rebaixado e disputou a Segunda Divisão no ano seguinte, antes de encerrar suas atividades por dois anos.
Um dos célebres jogadores do CAL foi Américo Murulo. Em 1953, o Linense teve o acesso à primeira divisão no futebol paulista, em uma final que converteu 3 gols no estádio do Pacaembu, contra a Ferroviária de Araraquara, sob o comando do técnico Renganeschi. O Linense voltou às competições somente em 1961 e seguiu revezando-se entre a disputa do que é hoje o equivalente às Séries A2 e A3 até 1993. O auge do clube foi em 1977, quando foi campeão da Terceira Divisão, vencendo por 1 a 0 a Votuporanguense, subindo para a Divisão Intermediária.
Depois de mais um período de recesso, o ano de 1998 marcou o novo retorno do Linense às competições profissionais. O clube seguiu na Segunda Divisão até 2006, quando o vice-campeonato garantiu um novo acesso à Série A3 do Campeonato Paulista. Em 2008, o clube terminou a primeira fase da Série A3 em primeiro lugar, conquistando o acesso ao encerrar sua participação como segundo colocado do Grupo 02, na segunda fase da competição.
Em 2009, o Linense não repetiu a boa campanha e, em 2010, disputou mais uma vez a Série A2. Mas, a disputa dessa vez, foi para entrar na história.
Na temporada de 2010, o Linense superou todas as expectativas e sagrou-se campeão do Campeonato Paulista da Série A2, ao superar o Noroeste pela melhor campanha geral no torneio. Com isso, a equipe conquistou o acesso para a Série A1 depois de 53 anos. No mesmo ano, o time de Lins disputou a Copa Paulista de Futebol, mas foi eliminado na semifinal pelo Paulista de Jundiaí, campeão do torneio.
Os dois anos seguintes foram de estabilidade no cenário estadual. Mesmo sem resultados expressivos, o Linense cumpriu o objetivo traçado pela diretoria e permaneceu na elite do Campeonato Paulista. A temporada de 2012, inclusive, quase levou o clube à vaga inédita para o Campeonato Brasileiro da Série D, conquistada pelo Mirassol.
Nos anos seguintes, o clube fez suas melhores campanhas pela elite do Paulistão, além de ter realizado grandes feitos, como a vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo no Paulistão de 2012 e sobre o Corinthians, campeão mundial na época, com o mesmo placar de virada, pelo Estadual de 2013.
Em 2014 e 2015, a equipe passou sufoco para escapar do rebaixamento no Campeonato Paulista, terminando ambas as vezes na 16ª posição, uma a frente dos rebaixados. Mas no segundo semestre de 2015, o Linense fez bonito e sagrou-se campeão da Copa Paulista dando a vaga para o Brasileiro serie D e Copa do Brasil de 2016.
Em 2016, o Linense entra no cenário nacional disputando dois campeonatos nacionais: no 1º semestre o clube jogou o Paulistão, permanecendo na elite, e brigando até às últimas rodadas pela vaga da segunda fase, e ainda, em paralelo, jogou sua primeira Copa do Brasil. No segundo semestre, o CAL chegou até a terceira fase do Brasileiro Série D.
Em 2017, o Linense consegue sua classificação para segunda fase do Paulistão, e volta ao Brasileiro Série D em 2018, mas o ano de 2018 não foi muito bom para o Linense, que acabou caindo para o Paulista A2 de 2019, mas no segundo semestre o CAL bateu na trave, e ficou a 1 gol do acesso do Brasileiro C.
No ano de 2019, o Linense novamente não foi bem e acabou rebaixado para o Paulista A3, onde disputou o campeonato até o ano de 2021 onde se sagrou campeão e voltou para o Paulista A2, no qual permanece até o momento.
Ele pode caminhar devagar, mas por onde passa é temido pelo seu tamanho. O Linense tem um dos mascotes mais curiosos de toda a fauna que habita as divisões de acesso do futebol paulista: o Elefante da Noroeste.
Em 1952, o Linense conseguiu o título de campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Nunca o seu torcedor comemorou tanto um título. A festa foi tão grande que os jogadores chegaram a desfilar em cima de elefantes que se apresentavam em um circo da cidade. Foram apenas cinco anos na Primeira Divisão.
No ano 2000, para demonstrar todo o carinho por seu mascote, o Linense promoveu um desfile de elefantes na pista de atletismo de seu estádio.
Patrocinadores
Parceiros
Todos os direitos reservados © 2024 Clube Atlético Linense | Termos, Condições e Políticas